Blog da Paola: Umectação Capilar

Umectação Capilar


Já ouviram falar da Umectação Capilar ? É o famoso banho de Óleo, o procedimento é ideal para cabelos super ressecados ou danificados por química, ele repõe a umidade dos fios, reestrutura e recupera os cabelos além de acrescentar brilho e maciez.
Quem não tem química e não está com o cabelo "estragado" não tem necessidade de fazer.
Comecei a pesquisar sobre o assunto  e vi que essa técnica é muito utilizada pelas indianas e marroquinas para o tratamento dos cabelos.

Quais óleos posso usar?
É importante ressaltar que não pode ser óleo mineral que é vendido lojinhas de cosméticos, precisa ser Óleo Extra virgem.
  • Óleo de rícino: pode ser utilizado no couro cabeludo, auxilia no crescimento;
  • Óleo de coco: rico em ácidos graxos e vitamina E. Restaura a estrutura dos fios, proporciona equilíbrio aos fios danificados. É indicado para cabelos ressecados e combate o frizz;
  • Óleo de jojoba: para qualquer tipo de cabelo. Dá brilho, combate a caspa e a queda. Boa opção para quem tem o couro cabeludo oleoso;
  • Óleo de abacate: rico em vitaminas A e E. Inibe a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os sinais do envelhecimento, garantindo assim hidratação e nutrição profunda aos fios;
  • Azeite de oliva extra virgem: tem propriedade emoliente, confere brilho e hidratação aos fios. 
Qual a frequência de uso?
Depende da situação dos cabelos, no meu caso tenho ponta extremamente seca e a raiz oleosa vou fazer de 15 em 15 dias, mais pode ser feito também uma vez ao mês.


Quem pode fazer ?
Para fios crespos e cacheados funciona muito. Porem como disse acima quem tem cabelos lisos ou ondulados que estão ressecados e danificados por química também podem fazer.

O processo de Umectação deixa o cabelo Oleoso ?
Não. eu tenho os cabelos oleosos e aplico desde a raiz as pontas e não tive o  problema de aumentar a oleosidade do cabelo.
Quando aplicado os cabelos sugam todas as vitaminas e nutrientes do Òleo e depois quando você lavar com shampoo toda a oleosidade será removida.
Maneiras de aplicar ?
  

  • Aplique o óleo mecha a mecha com o cabelo seco, coloque uma touca térmica, aguarde 30 a 40 minutos. Após esse tempo, lave normalmente com shampoo e condicionador.
  • Lavar o cabelo apenas com shampoo e aplicar o óleo mecha a mecha com o cabelo molhado, coloque uma touca térmica e aguarde 30 a 40 minutos. (Eu não gosto dessa forma porque o cabelo fica um pouco pesado).
  • Dormindo com o óleo no cabelo: faça o procedimento da primeira dica, aplicar com o cabelo seco mecha a mecha, colocar uma touca térmica e dormir com o óleo no cabelo. No dia seguinte lave com shampoo e condicionador. Deixar mais de 8 horas no cabelo faz os fios absorverem melhor os componentes.



  • Como apliquei ?
    Usei Óleo de Rícino e Óleo de Coco. Apliquei o óleo de Rícino na raiz massageei, peguei uma vasilha e misturei Óleo de Coco com o Óleo de Rícino ( suficiente para todo meu cabelo) apliquei e enluvei mecha a mecha, coloquei um lenço ( pode ser uma touca) e dormi com ela, lavei no dia seguinte com o Shampoo Bomba na água morna e apliquei condicionador nas pontas, finalizei com o secador.

    Resultando





    Não preciso nem falar, simplesmente AMEI o resultando, meus cabelos ficaram alinhados, brilhantes, com balanço e reparem as pontas não estão com aspecto de "vassoura". A partir de agora sou super adepta a Umectação.

    O que acharam meninas ?

    Um ótimo final de semana !




    © Blog da Paola - 2016. Todos os direitos reservados | Design by: Colorize Blog Design